Sentiu falta do futebol nas noites de quarta e tardes de domingo? Relaxe, a espera acabou. Neste meio de semana, a bola volta a rolar nos gramados brasileiros, com o início dos Campeonatos Estaduais por todo o país.
Vamos fazer uma apresentação das principais equipes do Paulista, Carioca, Mineiro e Gaúcho, com o que mudou nos times, quem chegou, quem saiu e como eles estão preparados para o 2018.
Campeonato Paulista
Corinthians
Os atuais campeões brasileiro – e do próprio estadual -, perderam algumas peças importantes para esta temporada. Guilherme Arana, Pablo e Jô foram as principais saídas do Timão. No entanto, mantiveram o comando técnico, que foi o maior trunfo da equipe durante as conquistas em 2017.
Chegaram Juninho Capixaba, Renê Júnior e Júnior Dutra, e o Corinthians ainda segue no mercado buscando novos reforços. O saldo do mercado alvinegro é negativo, mas Fabio Carille já mostrou do que é capaz, então fiquem de olhos bem abertos com o Coringão.
Palmeiras
Após um 2017 bastante decepcionante, o Palmeiras voltou a agir forte no mercado de transferências. Fez as principais contratações da pré-temporada e montam uma equipe que promete ser ainda mais forte do que as dos últimos anos.
Gustavo Scarpa e Lucas Lima chegaram para reforçar o meio-campo. Para as laterais, principal problema do Verdão, trouxeram Diogo Barbosa e Marcos Rocha. Tudo isso somado ao forte elenco que a equipe já pussía, que perdeu apenas o zagueiro Yerry Mina, transferido para o Barcelona. Está nas mãos do treinador Roger, fazer essa máquina funcionar.
São Paulo
Do “outro lado do muro”, o tricolor perdeu seus dois principais atletas. Hernanes, que estava emprestado, teve de voltar para o clube chinês, enquanto Lucas Pratto foi negociado com o River Plate.
No entanto, o treinador Dorival Júnior foi mantido no cargo e bons nomes chegaram. O principal deles é do atacante, ex-Sport e da seleção brasileira, Diego Souza, que chega para substituir o centroavante argentino.
Santos
Na baixada, o Santos também perdeu peças que foram muito importantes nas últimas temporadas do Peixe. As principais saídas foram as de Ricardo Oliveira e Lucas Lima, dois dos grandes expoentes da equipe.
Não contrataram nenhum substituto à altura. Gabigol, ex-atacante do próprio Santos, tem seu nome fortemente especulado e deve pintar como reforço nos próximos dias. A diretoria aposta em Jair Ventura e na força da forte base, que sempre traz soluções quando a equipe mais precisa.
Campeonato Carioca
Botafogo
Após duas ótimas temporadas no comando técnico do Botafogo, Jair Ventura decidiu ir para uma nova aventura e deixou o alvinegro. Outra vez, a diretoria do Fogão decidiu apoiar um treinador da base e deixou Felipe Conceição no cargo.
No entanto, o novo comandante terá a tarefa de reorganizar a equipe, que perdeu o zagueiro Emerson Santos, o atacante Roger e o lateral Victor Luís. Além disso, o clube não fechou com nenhum reforço de peso. Trabalho duro na Estrela Solitária em 2018.
Palpite nos Estaduais: No SuperAposta.NET, é possível ganhar incríveis prêmios palpitando no seu esporte favorito.
É bem fácil! Clique aqui e acesse já!
Flamengo
O ano do Flamengo começou cheio de incertezas. Logo no primeiro dia de pré-temporada, foram comunicados pelo ex-treinador Rueda, que ele estaria deixando o cargo para treinar a seleção chilena. Paulo César Carpegiani é quem vai iniciar a temporada como técnico do Mengão.
A única chegada é a do atacante do Manchester City, campeão da Libertadores 2016 pelo Atlético Nacional, Marlos Moreno. O colombiano chega por empréstimo e deve ser bastante aproveitado na ausência de Paolo Guerrero, que cumprirá suspensão por doping até junho.
Mais uma vez o Flamengo chega, com sobras, como o principal time de seu estado, o que não quer dizer que serão campeões – o rubro-negro tem outras prioridades em seu ano e deve, em muitas das vezes, utilizar equipes alternativas durante o Carioca.
Fluminense
Esta talvez seja a “quarta força” do futebol carioca. Com muitos problemas financeiros, o Fluminense perdeu todos os seus principais jogadores. Diego Cavalieri, Henrique e Gustavo Scarpa já não fazem mais parte do plantel. Henrique Dourado, artilheiro do último Brasileirão, já declarou sua vontade de deixar as Laranjeiras
Agora, mais uma vez apostarão na força de Xerém, onde sua base treina e de onde saíram ótimos jogadores nos últimos anos. Outro trunfo foi a manutenção do treinador Abel Braga, que pode ser fundamental no ano do tricolor.
Vasco
Este é outro clube carioca que vive uma imensa crise, principalmente política, o que resultou em um grande abalo no elenco do cruz-maltino. Grandes nomes da equipe, como Anderson Martins e Matheus Vital, foram para outros clubes.
Assim como o Fluminense, o trunfo vascaíno é a manutenção do treinador Zé Ricardo, que foi o grande responsável pela arrancada alvinegra na reta final do último Brasileirão, o que rendeu uma vaga na próxima Libertadores. Agora, a tarefa é ainda mais difícil: terá de superar toda essa briga política, blindando seus atletas.
Campeonato Mineiro
Atlético-MG
O Galo mineiro perdeu alguns de seus destaques nos últimos anos: Robinho e Fred. O segundo, inclusive, para o seu maior rival, Cruzeiro. Ou seja, o terá como adversário já na disputa pelo título do Campeonato Estadual. Além dessas perdas, também teve a saída do lateral direito Marcos Rocha, transferido para o Palmeiras.
No entanto, foi do próprio alviverde paulista que chegaram os grandes reforços para 2018: Erik, Arouca e Róger Guedes. No comando técnico, Oswaldo de Oliveira foi mantido e terá a árdua tarefa de organizar a casa e fazer esse time render.
Cruzeiro
Para a Raposa, as expectativas são enormes. São apontados pela maioria dos especialistas como um dos grandes times do futebol nacional para esta temporada, ao lado de Palmeiras e Flamengo. Tudo isso por conta do ótimo time do ano passado, que foi mantido em sua maioria, e da chegada de Fred, o centroavante que faltava.
Com um elenco recheado e um time titular que “bate de frente” com qualquer outro do Brasil, caberá a Mano Menezes, outro treinador mantido no cargo, continuar seu ótimo trabalho, que rendeu ao Cruzeiro o título da última Copa do Brasil.
Campeonato Gaúcho
Grêmio
2017 foi um ano memorável para o torcedor tricolor. O “Rei de Copas” voltou a conquistar a América e levantou a Libertadores. E como tem de ser, o bom trabalho será mantido para esta temporada.
Não houve grandes chegadas, muito menos partidas de jogadores essenciais. Renato Gaúcho terá os mesmos atletas à sua disposição e o objetivo de manter a equipe focada, mesmo após terem chegado aos seus objetivos no ano passado.
Internacional
No lado colorado do Rio Grande do Sul, a época passada foi para se esquecer. Pela primeira vez em sua história, o time disputou a Série B do Brasileirão e ainda teve de ver seu maior rival conquistar o principal título do continente.
Odair Hellmann será quem comandará o barco em 2018. Com 40 anos, ainda não teve uma oportunidade como treinador principal na carreira. Teve sua formação na base do próprio Internacional e foi assistente da Seleção Brasileira campeã Olímpica. Agora, terá uma responsabilidade muito maior: levar o Colorado de volta às glórias.