Após protagonizar o maior feito da história do futebol, junto com Leicester e sua humilde equipe, Ranieri não conseguiu manter o time no mesmo nível e, brigando contra o rebaixamento, foi demitido do comando técnico do clube inglês.
A temporada passada foi um verdadeiro conto de fadas. Ranieri foi um dos principais fatores da conquista do Leicester City – a maior zebra de sempre no futebol – levando o time ao seu primeiro título da primeira divisão inglesa, além de uma vaga inédita na UEFA Champions League.
Entretanto, as coisas mudaram um pouco desde o segundo semestre de 2016. A campanha dos Foxies tem sido a pior de um time que defende o título da Premier League, muito por conta das equipes terem aprendido a jogar contra os atuais campeões, outro tanto pela “ressaca” pós-título enfrentada pelos atletas, e sem esquecer da perda de N’Golo Kanté, o maior roubador de bolas da Premier League, que agora atua no Chelsea – líder da atual edição da Liga Inglesa. Outros até dizem que o elenco estava rachado e os jogadores estavam fazendo “corpo mole” para derrubar o treinador italiano.
Muitas são as justificativas para uma caída tão grande de rendimento, mas a única que não faz sentido é culpar Claudio Ranieri, por si só, pela má campanha na Premier League. Mas foi nele que a direção do Leicester City encontrou uma forma de dar um “gás” à equipe e tentar sair da incômoda zona de rebaixamento.
Na carta de despedida, dedicada a todos os Foxies, Claudio Ranieri começou com “Ontem, o meu sonho morreu”, deixando claro que foi lá onde viveu os melhores dias de sua vida como treinador. Agradeceu a todos, desde as pessoas da direção da equipe, até os torcedores. Você pode conferir, abaixo, a carta na íntegra:
Leia a carta de Ranieri (tradução na íntegra):
«Ontem, o meu sonho morreu.
Depois da euforia da última temporada e de ser coroado campeão da Premier League, tudo o que eu sonhava era permanecer no Leicester, o clube que amo, para sempre.
Infelizmente, não era para ser assim.
Eu quero agradecer minha esposa, Rosanna, e toda a minha família pelo apoio interminável durante minha passagem pelo Leicester.
Meu obrigado vai para Paolo e Andrea, que me acompanharam nesse jornada maravilhosa. A Steve Kutner e Franco Granello por me darem a oportunidade de me tornar um campeão.
Principalmente, tenho que agradecer ao Leicester City Football Club. A aventura foi fantástica e viverá para sempre comigo.
Obrigado a todos os jornalistas e à mídia, que esteve conosco e curtiu reportar a maior história do futebol.
Meus sinceros agradecimentos a todos no clube, todos os jogadores, a comissão técnica, todo mundo que estava lá e fez parte do que conquistamos.
Mas, especialmente, aos torcedores. Vocês me levaram em seus corações desde o primeiro dia e me amaram. Eu amo vocês também.
Ninguém pode tirar o que juntos alcançamos, e espero que vocês pensem nisso e sorriam todos os dias da maneira que eu sempre farei.
Foi um tempo cheio de coisas maravilhosas e felicidade que eu nunca me esquecerei.
Foi um prazer e uma honra ser campeão com todos vocês.
Claudio Ranieri»
Leia também: Carta aberta de Ranieri durante a conquista da última Premier League
Jamie Vardy agradeceu ao ex-treinador
Jamie Vardy, o artilheiro dos Foxies na grande conquista da temporada passada, também deixou uma carta de agradecimento a Claudio Ranieri. O post foi feito em sua conta no Instagram:
Tradução: «Eu escrevi e deletei minhas palavras neste post várias vezes! Claudio [Ranieri] merecia que eu encontrasse as palavras apropriadas! Claudio teve e sempre vai ter meu completo respeito! O que nós conquistamos juntos e como um time foi o impossível! Ele acreditou em mim quando ninguém acreditou e é por isso que eu devo a ele minha eterna gratidão. Tem uma especulação de que eu estaria envolvido em sua demissão e isso é uma completa mentira, infundado e extremamente doloroso. A única coisa que somos culpados é de como a equipe está abaixo do nível esperado, que todos nós reconhecemos tanto no vestiário, quanto publicamente, e faremos nosso melhor corrigir. Eu desejo a Claudio o melhor em tudo o que o futuro reserva para ele. Obrigado Claudio, por tudo».
Talvez este sentimento, que Vardy tem por Ranieri, seja o mesmo de todos os outros que se destacaram na última temporada com a camisa do Leicester City. Kanté era o mesmo antes de Ranieri? Mahrez chegou em algum lugar antes de Claudio? Vardy já havia tido o mesmo destaque antes do italiano?
A resposta para todas essas perguntas é a mesma: não. O sujeito que os proporcionou essa mudança também: Claudio Ranieri.
Você pode palpitar na sequência da Premier League. Clique aqui, deixe seus palpites e concorra a incríveis prêmios!